Buscar

Práticas para a felicidade: Nível energético

Neste texto eu citei os três fatores que murcham a sua felicidade.

São fatores que te afastam do momento presente, do seu centramento e da sua capacidade de experimentar uma felicidade mais plena, robusta e autêntica.

Agora estou citando algumas práticas que ajudam você a ter uma vida mais significativa e plena, partindo do plano mais físico para o plano mais sutil.


Comecei essa série de textos falando de práticas físicas (veja o post aqui). Já nesse post aqui vou falar das práticas energéticas, ou práticas para o corpo sutil.


O que são as práticas energéticas?

De acordo com a visão holística e toda uma série de filosofias orientais, nossa existência vai além de um corpo físico.

Nossas emoções, nossa mente e até nosso espírito são extensões do nosso corpo, e entre esse conjunto de mente/emoção e nosso corpo físico existe um elo, uma ponte. Essa matriz energética é o que chamamos de corpo energético, ou corpo sutil.

Uma representação de matriz energética

Embora haja toda uma anatomia própria e particularidades nesse corpo, não vamos detalhar aqui o que é e como funcionam. É assunto para um livro inteiro, e muitos especialistas já falaram disso.

O importante é que você saiba que da mesma maneira que o corpo físico absorve nutrientes físico-químico-biológicos, nosso corpo energético absorve uma espécie de energia vital quando respiramos, nos alimentamos ou nos hidratamos. .Ki, Chi ou Prana são nomes populares para essa energia vital.

Daí as práticas energéticas visam potencializar o ganho dessa energia vital ou direcionar essa energia dentro do nosso corpo.

E o que eu ganho com isso?

Como o corpo energético é uma ponte entre o físico, o emocional e o mental, o primeiro benefício das práticas energéticas é a integração entre corpo, mente e emoções.

Práticas energéticas: A ponte entre mente sã e corpo são

Na prática isso rende maior clareza mental, tranquilidade e serenidade para lidar com as questões da vida diária.

O segundo benefício é o ganho de disposição e vitalidade propriamente dita.

O corpo troca aquele cansaço mórbido por um processo de despertar, sua vida se torna mais dinâmica e ao mesmo tempo você se percebe capaz de realizar mais atividades gastando menos energia.

Quais práticas energéticas eu posso fazer?

Existem várias práticas, cada uma com seus métodos e benefícios próprios. Aqui é similar às atividades físicas, você vai pesquisar, testar e encontrar a que mais tem afinidade, e que você se sente melhor fazendo.


Muitas práticas energéticas utilizam técnicas respiratórias junto a práticas corporais (É através do corpo físico que absorvemos matéria sutil, ou ki). Os exemplos mais populares para esse tipo de prática energética são o Yoga, o Qigong, e o Tai Chi.

Qi Gong / Tai Chi: Meditação em movimento

Nessas práticas, através de movimentos corporais coordenados, juntamente à respiração consciente e sincronizada é possível direcionar o fluxo da energia vital no nosso corpo, limpando bloqueios energéticos ou abastecendo energeticamente regiões necessitadas.


A vantagem dessas práticas é que elas também beneficiam o corpo físico, gerando condicionamento, resistência, equilíbrio e consciência corporal.


Outras práticas são puramente respiratórias e estão mais associadas a meditações e visualizações. São aliados pranayamas e princípios de cromosofia ou cromoterapia. Ao respirar e mentalizar cores é possível potencializar o ganho de energia vital e também direciona-lo para partes específicas. Também é possível relaxar profundamente e atingir estados meditativos de autocura.


Por fim, técnicas puramente energéticas, como o Reiki ou a Cura Prânica permitem o ganho de energia vital de forma passiva. Para isso é necessária a participação de um terapeuta qualificado que canalize a energia vital e através de técnicas, ou caminhos seguros, transfira essa energia vital para o cliente.


Reiki: O caminho que convida à cura

Mudando a energia dos ambientes

A circulação de energia vital ocorre tanto dentro quanto fora do nosso corpo, por isso também é possível potencializar ou modificar as energias nos ambientes. O Feng Shui e também a Radiestesia são técnicas que podem ser usadas para modificar a qualidade energética de um ambiente. Também ajudam os elementos de Aromaterapia, Cristais e Orgonites.


Duas observações importantes:

- Não é questão de crença. Mas se você abrir a mente e o coração, perceberá variações energéticas em pessoas e ambientes. Se mesmo assim você não acreditar, sem problemas. É a sua liberdade de escolha!


- A sua religião não impede você de fazer qualquer prática energética. Manter seu corpo e mente equilibrados através de yoga, meditação, Reiki ou a prática energética que você escolher irá te dar mais qualidade de vida para praticar a sua fé da maneira que achar melhor!



É isso... trazer para a sua vida práticas energéticas irá te proporcionar um grande ganho de energia vital, disposição e integração entre suas emoções, sua mente e seu corpo! Através da Terapia Integral é possível você levar para a sua vida as melhores práticas para o seu bem-estar!


Gostou? Compartilhe!


Abraços,


Valter Floriano - Terapeuta Integral

www.instagram.com/kyoshin.terapiasintegrais/

0 visualização

© 2020 por Kyoshin. Artes geradas com Canva Pro.