Buscar

Práticas para a felicidade: Nível emocional

Neste texto eu citei os três fatores que murcham a sua felicidade. São fatores que te afastam do momento presente, do seu centramento e da sua capacidade de experimentar uma felicidade mais plena, robusta e autêntica.


Agora estou citando algumas práticas que ajudam você a ter uma vida mais significativa e plena, partindo do plano mais físico para o plano mais sutil.


Já escrevi sobre as práticas físicas (link aqui) e energéticas (link aqui). Nesse post vou falar das práticas emocionais.


Entendendo suas emoções e sentimentos

Os sentimentos são as interpretações pessoais e subjetivas das emoções básicas (alegria, tristeza, raiva, medo, surpresa e nojo). Alguns exemplos dessa interpretação são a felicidade, paz, angústia, ciúmes, irritação, repulsa, etc.


É tudo muito individual, por isso que pessoas sentem coisas mais ou menos diferentes ao lidar com os mesmos estímulos.

O seu corpo emocional é aquela parte sua que sente, que processa e interpreta suas experiências do passado, do presente ou suas expectativas do futuro.

Nesse corpo ficam suas dores mais profundas, e todos os sentimentos que você gosta – e por isso busca – ou que você não gosta – e por isso nega.


Os sentimentos é que fazem você ser.... você!

Imagine seu corpo emocional como uma mochila que você carrega o tempo todo. Cada sentimento doloroso que você não cuida (não compreende ou ressignifica) é uma pedra que você coloca dentro dela.


Quanto mais intenso esse sentimento não trabalhado, ou quanto mais o tempo passa, maior é a sensação de peso e a energia que você gasta para sustentar essas “pedras interiores”.


Com o tempo isso fica insustentável, e surgem as neuroses ou crises de ansiedade, stress, esgotamento ou até aqueles pequenos surtos diários.

Nesse sentido, práticas que “aliviem o peso” são as ideais para cuidar das suas emoções, mas cá entre nós, o mundo das emoções é muito amplo, subjetivo e confuso. Lidar com ele sozinho é praticamente impossível.

A terapia é sua maior aliada

Antes de tudo: Você não precisa estar doente e muito menos louco para fazer terapia. Veja um terapeuta mais como um personal trainer (ou um fisioterapeuta) para as suas emoções, e não um médico de emergência que você só procura quando a situação é crítica.

A terapia é seu suporte no cuidado emocional

A terapia é o caminho natural para que você se entenda, trabalhe suas emoções e garanta o bem-estar do seu corpo emocional. É o seu contato com um profissional que vai te acolher e te ajudar a tirar os pesos desnecessários que você carrega em seu corpo emocional.


São diversas as opções:

  • Psicoterapia e suas muitas vertentes (Cognitivo-Comportamental, Psicanálise, Humanista-Existencial, Transpessoal, Psicodrama, Gestalt-terapia, etc).

  • Terapia Somática

  • Terapia Ocupacional

  • Terapias Integrativas

São caminhos complementares entre si e que ajudam no seu bem-estar emocional. Aqui o ideal é você pesquisar bastante, testar e encontrar a que vai te trazer:

- Maior aceitação e compreensão de si mesmo e do seu entorno.

- Melhor relação consigo mesmo e com os outros

- Aumento da capacidade de viver mais leve e ao mesmo tempo mais honesto consigo mesmo, mesmo diante de situações que não concorde ou não possa mudar.


Para chegar nesses resultados, muitas vezes você precisará se questionar e lidar com fatos e sentimentos desagradáveis. Acessar e reviver dores e memórias tristes.


Ter ao seu lado um profissional que te apoie durante esse percurso é o ideal para que você mantenha seu corpo emocional saudável.

O que posso fazer além da terapia?

Pequenas práticas terapêuticas que ajudam - mas não substituem - a terapia com um profissional - Algumas eu recomendo para os meus clientes:


- Escreva para você mesmo:

Diário clássico, diário de gratidão, caderno de objetivos, caderno mágico, diário de sonhos... Escreva! Coloque os seus emaranhados interiores em um caderno que seja sagrado e que seja só seu.


- Faça a sua arte:

Poesia, desenho, música, expressão corporal, dança. Expresse de forma artística os seus sentimentos.


- Medite:

A meditação é uma prática holística por excelência: Trabalha a mente, as emoções e as energias. Te ajudará a lidar com seus sentimentos de forma mais lúcida e clara!


- Cuide da sua criança:

Tenha na sua carteira uma foto sua de quando criança. Com alguma frequência, olhe para ela e lance um olhar amoroso e de acolhimento para essa criança. Independente das dores e do que você acredite que tenha faltado, lançar esse olhar irá nutrir aspectos interiores seus.


Cuidar das dores da criança de ontem é aliviar os pesos do adulto de hoje!

Ter uma vida mais plena e feliz passa diretamente pela qualidade das suas emoções.

Cuidar das suas questões interiores trará mais leveza para sua vida, e ter um profissional terapeuta ao seu lado irá tornar essa experiência ainda mais transformadora!


Tenho certeza que se você investir seu tempo e energia em uma terapia e seguir as práticas aqui mencionadas, seu corpo emocional ficará cada vez mais saudável.


Vejo você no próximo texto!


Abraço!


Valter Floriano - Terapeuta Integral

0 visualização

© 2020 por Kyoshin. Artes geradas com Canva Pro.